terça-feira, 23 de novembro de 2010

Paisagens do Mandrialis


O Vocal Mandrialis comemorou seus 20 anos de atividade apresentando o espetáculo "Paisagens", que estreou no ano de 2009. Tendo passado por Gershwin e Cole Porter, Jovem Guarda e os latinos tangos e boleros, o show atual mescla composições antigas e recentes dos compositores gaúchos Kleiton e Kledir, Mario Barbará, Hermes Aquino, Frank Jorge, Giba Giba, Pery Souza, André Brandalise, entre outros.

A peça "Ave Maria Guarani", de Jorge Praiss, dá um tom solene para abertura e estabelece um contraste com as canções que seguem, de caráter mais popular. O público acompanha então um programa que inclui canções urbanas, quase todas com excelentes arranjos de João Paulo Sefrin, e temáticas mais "gaudérias", tais como "Querência", de Teixeirinha e a tradicional "Roda Carreta", com arranjo de Nestor Wennholtz.

A direção musical do Maestro Sefrin e a ambientação cênica de Claudia de Bem criaram um espetáculo leve, agradável e bonito! O vocal tem uma sonoridade muito equilibrada, um timbre suavemente brilhante e expressivo, resultado do ótimo trabalho da preparadora vocal Clarice Bourscheid. A diferença entre o número de vozes masculinas e femininas é compensada por uma dinâmica bem trabalhada, que também oferece uma interpretação sensível do repertório. A movimentação cênica no palco é natural e despretensiosa, permitindo que todos os cantores sintam-se bem à vontade e se apresentem com desenvoltura, inclusive em intervenções de solo musical.

O grupo conta ainda com a participação dos músicos Luiz Mauro Filho no teclado, Cibele Endres Pereira na flauta doce e Aninha Freire e Diogo Baggio, que se revezam no contrabaixo. O acompanhamento instrumental é charmoso e envolvente e complementa o vocal sem ofuscar. Isto é importante, pois o programa vai se alternando entre canções a cappella e as acompanhadas, mas uma seleção bem planejada, bem como arranjos com uma harmonia sofisticada ou com fortes elementos rítmicos impedem a sensação de esvaziamento que poderia ocorrer com a saída dos instrumentos.

Na apresentação assistida, os músicos Giba Giba e Raul Ellwanger fizeram participação especial, interpretando juntamente com o vocal as canções de sua autoria, "Lugarejo" e "Pequeno Exilado", respectivamente. No ano passado, os músicos convidados foram Frank Jorge, com "Nunca Diga" e Marcelo Delacroix, com sua bela "Chove sobre a cidade", que pode ser conferida em vídeo do Youtube.

Encerrando o espetáculo, "Noite de São João", de Vitor Ramil, com um arranjo de Manoel Figueiredo de Abreu, foge da expectativa do final ritmicamente apoteótico a que estamos acostumados. Ao invés disso, uma harmonia flutuante sustenta os fragmentos melódicos da canção, que tem versos de Fernando Pessoa, e mantém o público suspenso num enlevo doce, meio etéreo, que perdura ainda um tempinho depois de sua conclusão.

Naturalmente, um espetáculo recomendado para suas próximas temporadas!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...